A longevidade da população irá alterar o cenário do mercado imobiliário

Já é fato o envelhecimento da população brasileira, o censo de 2010 revelou que 19,6 milhões de brasileiros estavam com mais de 60 anos de idade, e em 2019 este número já era de 28 milhões, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse envelhecimento da população se da por diversos fatores, entre eles podemos citar, os avanços da medica que ocasiona a melhora da saúde e da qualidade de vida da população, queda da natalidade e da mortalidade também contribuem para que esses indicies sofram suas alterações em diversos setores do mercado, e no setor imobiliário não seria diferente.

Segundo o especialista Rafael Scodelario “As pessoas mais velhas possuem uma vantagem que é a facilidade de crédito, visto que a estabilidade financeira se traduz em uma melhor chance de aprovação de financiamento imobiliário, por exemplo. Porém, o imóvel para esse público costuma ter características próprias, necessitando de adequação”.

De acordo com análises, esse perfil, em sua maioria das vezes já possui investimentos em imóveis e adquirem outros para demais atividades que envolvem lazer, facilidade de locomoção, praticidade e proximidade com familiares.

Por esse motivo é necessário que o segmento imobiliário se prepare para o aumento de idosos na população preparando os empreendimentos especialmente para essa faixa etária, não apenas para a ocupação de imóveis mais como profissionais capacitados visto que os idosos possuem relevantes para ser um bom corretor de imóveis, como poder de escuta, negociação com base em experiências próprias e paciência.