Aprenda a fazer um relógio de parede

Decoração, Novidades

A madeira pinus é hoje uma das grandes tendências da decoração e uma verdadeira paixão para quem, como nós, é apaixonado por tutoriais de “faça você mesmo”. Com ela, é possível exercitar a criatividade e pensar em diversos móveis e objetos pra casa, com a vantagem de que o risco do resultado sair ruim é bem pequeno, já que é uma madeira linda! Então, aproveitando a diversidade dela, que tal deixar sua casa ainda mais bonita e estilosa colocando em prática esse passo a passo de como fazer um relógio de madeira de pinus?

Talvez, com o timer e o alarme do celular sempre à mão, você pense que um relógio de parede se tornou um item dispensável em casa, e talvez você tenha razão! Mas a verdade é que ele pode ser muito prático se ficar facilmente à vista de quem cozinha ou faz exercícios, por exemplo. Além disso, é difícil chegar ao final deste tutorial e não se apaixonar pelo lindo objeto de decoração em que ele se torna. Perfeito para combinar com qualquer estilo! Vamos aprender?

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

– Madeira pinus redonda (você pode pedir para um marceneiro cortar para você)

– Parafusadeira

– Fita crepe

– Estilete

– Mecanismo de relógio (é fácil de encontrar na feira ou você pode utilizar o de um relógio que não funcione mais)

– Tinta spray da cor que você preferir

– Lápis

– Formão para entalhar madeira

– Martelo

– Gancho para pendurar quadro (opcional)

PASSO 1: Com uma broca de espessura similar a do ponteiro do relógio, fure o meio da madeira.

PASSO 2: Utilize um lápis para contornar a máquina do relógio na parte traseira da madeira, delimitando assim a área em que ela será inserida.

PASSO 3: Agora você precisará entalhar a madeira para abrir, no verso dela, um buraco com a forma exata do mecanismo principal do relógio. Para isso, é só utilizar o formão e o martelo e seguir o espaço delimitado anteriormente com o lápis.

PASSO 4: Se quiser pendurar seu relógio na parede com um parafuso, coloque na madeira um gancho como o da foto utilizando um prego e um martelo. Se preferir, também é possível colar a peça na parede com fitas específicas para quadro.

PASSO 5: Faça a marcação do espaço que não será pintado utilizando a fita crepe. Desenhos geométricos em geral rendem resultados incríveis. Você pode soltar a imaginação e fazer o que você preferir ou seguir como a foto abaixo. Para acertar o arredondado do formato da fita e cortar os excessos, use o estilete.

PASSO 6: No espaço negativo (o que não foi coberto com a fita crepe), pinte a madeira com a tinta em spray e espere secar por alguns minutos (leia no verso a indicação do fornecedor da tinta que você escolheu).

PASSO 7: Por fim, encaixe todo o mecanismo do relógio no buraco do meio da peça. Acerte as horas e pronto!

Você tem uma peça linda para decorar a casa!

Fonte: Zap em Casa