Com o reaquecimento do mercado imobiliário, profissão corretor de imóveis fica em alta

todas as categorias


Os brasileiros possuem a opção de seguir esta carreira que se via esquecida até então. Com o atual reaquecimento do mercado imobiliário, este é o momento. A Pesquisa do Mercado Imobiliário, realizada pelo Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), apurou, em apenas um mês do primeiro semestre deste ano, a comercialização de 2.176 unidades residenciais novas somente em São Paulo. De acordo com a legislação em vigência, qualquer venda de imóvel – residencial, comercial, terreno, etc. – deve possuir a participação de um corretor de imóveis.

A volta da popularização dessa área é perceptível. Segundo estimativa da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis (Fenaci), a categoria teve uma expansão de 23,2% nos últimos 4 anos, totalizando aproximadamente 350 mil profissionais em todo o Brasil. Porém, é importante ressaltar que mesmo com a retomada da expansão e sua participação obrigatória nas transações imobiliárias, os profissionais da área muitas vezes não possuem uma formação ou treinamento adequados para ocupar o cargo, o que os obriga a aprender o ofício por conta própria. O mercado não é fácil, aqueles que não estão preparados, não vendem. A mudança geracional no perfil dos compradores de imóveis é um dos fatores que obriga os corretores a estarem cada vez mais bem treinados.

Últimas pesquisas sobre o perfil do consumidor de imóveis apontam que os novos compradores são mais jovens (média de 33 anos) e têm alto grau de escolaridade (76%), o que faz com que sejam mais exigentes.