Curitiba na ponta dos dedos: a nova plataforma de mapas com tecnologia da Nasa

todas as categorias

No último dia 24, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) lançou a nova plataforma de mapas GeoCuritiba, que tem como base a mesma tecnologia utilizada pela Nasa e as Forças Armadas dos Estados Unidos. O evento aconteceu durante o Smart City Expo (Parque Barigui).

O portal GeoCuritiba responde pela gestão territorial da cidade e reúne aplicativos, painéis, mapas com funções customizadas e dados geográficos.
Entre as novidades, destaca-se o aplicativo Curitiba 3D, para visualização de modelo fotorrealístico a partir de imagens aéreas.

Segundo a equipe de geoprocessamento e pesquisa do Ippuc, coordenada por Oscar Ricardo Schmeiske, o lançamento do GeoCuritiba é um marco na história da gestão territorial de Curitiba.

Schemiske explica que essa é a terceira geração do geoprocessamento. “Hoje temos disponíveis ferramentas mais avançadas que permitem oferecer informações minuciosas com agilidade. A mesma tecnologia utilizada pela Nasa foi customizada para atender as nossas necessidades, certamente o que há de mais moderno está em Curitiba’’, comenta.

Foram necessários dois anos para que o GeoCuritiba fosse finalizado, dada a complexidade das informações envolvidas e o processamento necessário.

No portal GeoCuritiba, o cidadão tem acesso ao mapeamento completo do município, desde a modelagem e elevações dos terrenos, em informações geradas por levantamento a laser de precisão, até dados de todas as edificações da cidade e modelo 3D realístico.

Para garantir o modelo fotorrealístico, foram utilizadas imagens aéreas verticais, oblíquas e levantamentos a laser.

Entre as funcionalidades, estão o cruzamento de informações internas de algumas das secretarias e autarquias da Prefeitura referentes à administração municipal para que o usuário tenha acesso a dados oficiais como alvará e registro de imóveis.

A consulta aos lotes confrontantes é uma das informações fornecidas pelo GeoCuritiba, com o processo totalmente eletrônico.

Mapas

É possível também ter acesso aos mapas que identificam a localização dos acidentes de trânsito, categorizados por rodovia ou rua, tipo de acidente e até a causa.

Na Galeria de Mapas, estão as divisões por arruamento, planejamento urbano, turístico, político administrativo, hidrografia e relevo, áreas verdes, infraestrutura e transporte, áreas de ocupação irregular, mapas eleitorais e todos os equipamentos urbanos separados por tema.

Para garantir a privacidade de dados do cidadão, as informações são organizadas em três níveis de proteção: consulta pública, versão para edição com alguma restrição a partir de dados específicos e versão exclusiva ao grupo técnico da prefeitura.

Fonte: Prefeitura de Curitiba