Era digital traz desafios e amplia as perspectivas para o mercado imobiliário

Notícias

O mercado imobiliário, como tantas áreas da economia, vem passando por mudanças em sua dinâmica de divulgação e busca de imóveis. Foi-se o tempo em que proprietários anunciavam em jornais e inquilinos buscavam sua próxima casa nos classificados de domingo. Por outro lado, apenas ter um portal para apresentar seu portfólio de imóveis já não é a estratégia mais eficaz do mercado.

Os tempos mudaram, bem como o perfil dos clientes. Desde 2001, quando entrei na Apolar Imóveis, a mais tradicional e reconhecida de Curitiba, acompanhei o surgimento do portal da imobiliária – um dos primeiros da cidade – e a diminuição do volume de anúncios em jornais impressos ao longo dos anos.

Outros portais foram sendo criados, tanto na concorrência quanto serviços externos de buscadores e a dinâmica se inverteu: conforme os impressos perdiam relevância para essa finalidade, o meio digital trouxe um universo de oportunidades que precisavam ser analisadas e exploradas.

Tendo o respaldo de 50 anos no mercado, a Apolar Imóveis iniciou em 2018 o processo de criação de uma plataforma que unisse a praticidade dos meios tecnológicos com a segurança e confiabilidade oferecida por uma empresa consolidada no ramo. Foi assim que surgiu a Ops! Aluguei, iniciativa de curitibanos que pensam nas características do mercado curitibano.

Um dos diferenciais já é utilizado por nossos clientes: a assinatura eletrônica, que facilita o processo burocrático para se alugar e comprar imóveis. Antes vista com receio, a prática tem adesão da maioria de nossos proprietários e inquilinos – até mesmo entre os mais velhos e, além de mais simples e prática, tem custo mais baixo.

Outro ponto importante em nossa busca pela facilitação do processo são as várias formas de fiança. Reconhecido como um mercado conservador, em comparação com São Paulo ou Rio de Janeiro, Curitiba sempre teve no fiador o maior volume de garantia locatícia.

Através de um contínuo processo de inovação, essa modalidade vem sendo substituída por outras modalidades de garantia, mais eficientes e menos dependente da figura do fiador, que sempre gerou desconforto para o locatário. Assim, na carteira da Apolar, essa dependência caiu sensivelmente nos últimos anos, tornando a distribuição da garantia locatícia da nossa carteira mais equilibrada, o que contribui fortemente para o nosso baixo índice de inadimplência.

E não para por aí: outras novidades estão vindo com a Ops! Aluguei, para inovar mais uma vez no mercado, sem perda da segurança para o proprietário.

Ampliar a jornada digital de forma segura e possibilitar economia de tempo são características que não podem faltar no mercado imobiliário 2.0, mostrando que, nos dias de hoje, não é possível empreender sem pensar na economia colaborativa e oferecer uma experiência agradável aos envolvidos. Aproximar clientes que buscam e oferecem imóveis da forma mais segura, e sem burocracia.

Fonte: Bem Paraná / Dâmares Moraes