Lenço umedecido é um aliado sustentável na limpeza da casa

Decoração, Novidades

No mundo atual, onde cada vez existe mais a preocupação com o meio ambiente, é importante evitar o desperdício de água. Por isso, na hora de fazer uma faxina em casa, é fundamental estar atento às formas de limpar sem consumir o líquido excessivamente. E isso é totalmente viável se o lenço umedecido for incorporado aos produtos de limpeza.

Além disso, o produto poupa o trabalho de ter que separar uma grande quantidade de materiais, como balde, panos, produtos de limpeza, esponja e água, e ajuda na praticidade. Porém, o lenço umedecido ainda é caro nos supermercados, mas pode ser feito em casa.

Veja como usar na limpeza da casa o lenço umedecido:
A realidade moderna não se adequa ao antigo conceito de que a água deve ser usada para fazer toda a limpeza da casa. Hoje, a economia se tornou importante e fundamental para preservar o meio ambiente. “Com a instabilidade climática, onde vivemos períodos mais longos de seca, o uso regulado da água se tornou uma necessidade nos grandes centros. Em países da Europa e nos estados Unidos, a prática de usar o mínimo de água já é comum e foi assimilada há muitos anos com o desenvolvimento de produtos de limpeza fantásticos”, afirma Miriam Cansian, arquiteta, personal organizer e proprietária da Miorganiza, consultoria em organização.

No Brasil, o lenço umedecido usado para a higiene dos bebês já é bastante difundido. “Durante um bom tempo esse foi um companheiro de minha bolsa porque descobri tantas utilidades no dia a dia para eles que, mesmo quando meus filhos cresceram, eu ainda os carregava comigo. E sempre pensei: por que não existem versões para outros fins?”, questiona Miriam Cansian, acrescentando que tempos depois eles surgiram em uma versão voltada para a limpeza em geral.

Na hora da faxina, os lenços umedecidos despontam como uma forma prática e eficiente para fazer a limpeza e manutenção, principalmente levando em consideração que é um produto sustentável. “Você pode usá-los na cozinha para limpeza de mesas, bancadas, pias, móveis e azulejos. Eles possuem componentes antibactericidas que auxiliam na higiene dos objetos. Nos banheiros para manutenção das louças, da pia, limpeza de vidros e espelhos, onde são eficientes na retirada de gorduras”, detalha a personal organizer. Ela ainda ressalta outras qualidades do produto. “Aliás, para objetos expostos ao pó e a gordura do dia a dia, como mesas e móveis de apoio, eles funcionam muito bem. Além de limparem, são pouco abrasivos e não riscam as peças”, acrescenta.

No entanto, os lenços umedecidos ainda são caros para a realidade brasileira e podem acabar pesando no orçamento. “Mas é possível utilizar boas receitas caseiras e economizar um pouquinho”, garante Miriam Cansian. Na hora do preparo, é preciso ter alguns cuidados para a escolha dos componentes para cada tipo de uso do lenço umedecido na limpeza. “Se usar uma receita com álcool, não é aconselhável utilizar em móveis de madeira e estofados coloridos, pois podem manchar e desbotar. Aqueles onde é acrescido vinagre são indicados para superfícies engorduradas em cozinhas e banheiros. Enquanto os utilizados para higiene infantil são preparados com componentes delicados e antialérgicos, mas eu já usei várias vezes para higienizar as mãos, trocador, brinquedos e cadeirinhas de bebês”, conclui.

Confira as receitas caseiras para fazer lenços umedecidos:

Receita com vinagre
– 1 rolo de papel toalha bem resistente (aqueles que podem ser utilizados mais do que 1 vez são os melhores);
– 1 pote com dimensões para acomodar o rolo inteiro ou, se preferir, corte na metade (use meia receita nesse caso);
– 300 ml de água;
– 100 ml de vinagre;
– 1 colher (sopa) de detergente.

Receita com álcool
– 1 rolo de papel toalha bem resistente (aqueles que podem ser utilizados mais do que 1 vez são os melhores);
– 1 pote com dimensões para acomodar o rolo inteiro ou, se preferir, corte na metade (use meia receita nesse caso);
– 300 ml de água;
– 100 ml de álcool;
– 1 colher (sopa) de detergente;
– Algumas gotas de essência natural de sua preferência (lavanda, flores do campo, algo cítrico).

Receita para lenços umedecidos infantis
– 1 rolo de papel toalha bem resistente (aqueles que podem ser utilizados mais do que 1 vez são os melhores);
– 1 pote com dimensões para acomodar o rolo, corte na metade (um tamanho menor neste caso é mais indicado. Fica mais fácil transportar);
– 350 ml de água;
– 2 colheres (sopa) de shampoo de bebê;
– 2 colheres (sopa) de óleo de bebê.

Fonte: Zap em Casa