Mercado imobiliário: a tendência de expansão vai se confirmar?

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Na última década, o mercado imobiliário passou por três fases. A primeira, conhecida como Era de Ouro, ocorrida entre 2008 e 2013, registrou alta na venda de imóveis em decorrência do consolidado e positivo cenário político e econômico do Brasil. Nesse período, as incorporadoras estavam em seu auge, expandindo as operações a nível nacional e apresentando grandes resultados.

Depois desta alta, vieram os problemas: a volatilidade e a incerteza do cenário político do País, desencadeando a crise econômica e levando o setor imobiliário à Era da Seca, que durou até 2018. Felizmente, no último ano, entramos na Era da Eficiência, com 2019 marcando o início da retomada do setor imobiliário e da economia do Brasil. E os dados atestam este otimismo.

O mercado imobiliário cresceu 2% no último ano, o dobro do crescimento geral do País, que gira em torno de 1%. Para 2020, a expectativa dos especialistas é uma alta de 3%, destacando o setor como um dos motores da economia para este ano.

Com este aquecimento, o número de lançamentos está aumentando e, consequentemente, as construções. Estima-se uma alta destes investimentos em 2020. Portanto, a única coisa que pode impedir o crescimento das construtoras e incorporadoras e atrapalhar os resultados do mercado imobiliário é a burocracia da venda. Aí, a importância de apoiar-se em tecnologia para escapar desse risco.

Aliás, seria impossível não citar a tecnologia num panorama do mercado imobiliário do Brasil em 2020. Cada vez mais as inovações tecnológicas, com suas soluções digitais, estão definindo o ritmo das empresas do ramo imobiliário, uma vez que o novo consumidor, que é digital, não tem tempo ou paciência para as burocracias e os processos arcaicos por trás da compra de um imóvel.

Por isso, mais importante do que entender as expectativas do setor para este ano, é se preparar. Nesse contexto, as incorporadoras e as construtoras precisam descomplicar os processos, simplificar a ‘papelada’ e, com isso, oferecer facilidade para os corretores no momento da venda e para os compradores no fechamento.

Então, a receita do sucesso para as incorporadoras e construtoras em 2020: muna-se de tecnologia e aproveite o otimismo do setor para vender.

Fonte: Istoé Dinheiro