Novo jeito de morar e trabalhar movimenta mercado imobiliário

Notícias

Morar e trabalhar no mesmo lugar, além de poder dividir a lavanderia, a academia e ainda ter à disposição, tudo no mesmo local, restaurante, salão de beleza e outros serviços de utilidade comuns aos moradores.

Coworking e coliving, conceitos bastante comuns lá fora, mas que aqui, no Brasil, crescem de forma tímida. Mas o fato é que o setor imobiliário está se abrindo para essa tendência, que é o futuro e tem inspirado muitos empreendimentos nos últimos tempos.

Afinal, tudo muda, assim como a relação entre morar e trabalhar, duas áreas muito importantes na vida das pessoas. Atualmente, cada vez mais profissionais trabalham em esquema home office, saem menos de suas casas e procuram aproveitar mais o tempo, além do espaço em que vivem. Não por acaso as duas palavras de origem inglesa têm, em sua raiz, outro conceito contemporâneo: o compartilhamento. No primeiro, coworking, a ideia é compartilhar espaços destinados ao trabalho, como escritórios, salas de reuniões, lan house, auditórios, tudo isso agregado aos locais de moradia. No segundo, coliving, os espaços compartilhados destinam-se ao lazer ou aos serviços, como restaurantes, recreação, salões de beleza, etc.

À parte a comodidade e a praticidade, dividir espaços também dilui custos, afinal, quem não se lembra de como funcionam as repúblicas estudantis? A questão é que a semelhança entre esses dois modelos para por aí, pois a nova tendência está atrelada a um empreendimento planejado, com design moderno e associando conforto e privacidade, bem diferente dos dormitórios para jovens universitários.

Fonte: Secovi – PR