Novo perfil de consumidor está impactando o mercado imobiliário

Negócios

A internet está mudando a forma de agir, pensar e comprar de muitas pessoas. Hábitos que antes eram comuns e “analógicos” foram substituídos por ações “tecnológicas”. O mercado se adaptou às novas versões do consumidor e é claro que essas transformações afetaram também o mercado imobiliário.
Atualmente um lançamento imobiliário necessita de muito esforço para conseguir conquistar os consumidores. Investir em tecnologias que facilitem a vida do morador é um dos pontos mais importantes do investimento imobiliário.
Infelizmente, não há uma receita de bolo ou fórmula mágica para conseguir vender um imóvel. Mas como surgiu esse novo cliente? Trazemos nesse texto algumas explanações a respeito desse novo perfil de consumidor.
Certamente, o acesso à internet democratizou o acesso à informação e deu liberdade para que as pessoas não ficassem presas a apenas uma fonte de informação. O próprio consumidor busca as melhores indicações e pesquisa quem atende às suas necessidades.
A democratização dos meios de comunicação, rendeu às imobiliárias um novo modelo de fazer negócio. Os corretores que antes se mantinham distantes, atualmente, vão atrás de seus clientes, investem em ferramentas digitais e passaram a alimentar um processo de publicidade pelas redes sociais, criando um laço de confiança com o comprador e transmitindo credibilidade que, se é extremamente necessária na web.

Qual o comportamento desse novo consumidor?

O consumidor final agora tem contato direto seja com a imobiliária, construtora, ou corretor, conseguindo avaliar as empresas mais bem vistas e fazer contato com elas sem precisar falar ao telefone.
Diversas imobiliárias migraram o catálogo de imóveis para o mundo digital, deixando disponíveis as fotos de antigos e novos lançamentos imobiliários, facilitando a vida do cliente, pois, agora ele pode escolher o imóvel sem precisar se deslocar.
O mercado está se adaptando a esse modo de consumo, mas tudo indica que ele é permanente.
Sendo assim, o novo consumidor fez o mercado imobiliário se adaptar e ir atrás de alternativas. Lançamentos imobiliários ficaram mais planejados, os condomínios passaram a contar com mais tecnologia e hoje podemos encontrar muitas informações importantes apenas “googlando”, ou seja, procurando na internet.