Os impactos da Selic sobre o mercado imobiliário para o próximo semestre

Negócios

 

Os impactos da Selic sobre o mercado imobiliário é um assunto recorrente aqui no blog. O fato se dá pelo momento que a economia brasileira está vivendo desde o ano passado com as constantes quedas da taxa.

Apesar de o Banco Central ter encerrado o ciclo de 12 quedas consecutivas dos juros básicos em maio, a Selic continua no menor patamar desde abril de 2013. A priori, o que é primordial destacar é que o setor imobiliário é um dos mais impactados positivamente pela redução da Selic.

Para entender melhor essa relação, é importante frisar que a Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é a taxa média de juros paga pelo governo brasileiro em empréstimos tomados de instituições bancárias. Ou seja, quando esta taxa aumenta, os bancos tendem a comprar títulos do governo.

Pois, dessa forma, aumentam seus rendimentos. Já quando a Selic abaixa, essa redução estimula os bancos a emprestarem dinheiro diretamente ao consumidor. Afinal, o empréstimo de mais dinheiro para o consumidor aumenta a oferta de capital disponível no mercado.

É igualmente importante ressaltar que é a Selic que regula, ainda que indiretamente, outras taxas de juros que temos no Brasil. Como, por exemplo, as taxas de poupança, crediário, cartão de crédito, financiamento (inclusive o imobiliário!).

Quanto menor a taxa, mais dinheiro tem circulando no mercado. Além do mais, com essa redução, o consumo é estimulado e os juros ao consumidor também caem. Isso aumenta tanto o volume das compras a prazo quanto o volume de financiamentos.

 

Fonte: http://www.imovelweb.com.br/noticias/mercado-imobiliario/os-impactos-da-selic-sobre-o-mercado-imobiliario-para-o-proximo-semestre/