Perigos de comprar ou vender um imóvel sem o auxílio de corretores

Negócios

No Brasil é comum que as pessoas queiram cortar gastos em negociações, porém, essa é uma fase muito importante para quem sonha em comprar um imóvel. Compreender os riscos de comprar ou vender uma propriedade sem um corretor é algo que torna o negociamento muito mais eficaz.

Antes de tomar uma decisão séria, como a de negociar sozinho, fique atento a cinco pontos levantados que prezam por sua segurança.

O primeiro ponto é o risco de receber pessoas que você não conhece na sua casa. Não costumamos receber estranhos, e infelizmente, você não conhece os possíveis compradores, para evitar situações ruins e constrangedoras, é mais interessante escolher uma imobiliária conceituada e assim tornar o processo mais fácil, pois a empresa tem experiência e evitará que você seja enganado.

O segundo ponto é justamente o risco de sofrer possíveis golpes, mesmo que esses golpes sejam mais comuns em imóveis alugados, em casos de compra e venda também acontece. Já quando uma imobiliária ou corretor estão cuidando da negociação, eles contam com a ajuda da tecnologia, utilizam sistemas de segurança e checam dados que clientes comuns não têm acesso.

O terceiro ponto é a parte burocrática. Muitas pessoas podem ter conhecimento sobre negociações imobiliárias, porém, existem nuances que apenas o corretor percebe com facilidade, pois foi instruído a tomar determinada atitude diante de situações específicas, que vão desde a digitação de contratos, até questões burocráticas relacionadas à conferência documentação.

O quarto ponto é a divergência de tempo, pois vivemos em um mundo agitado e temos pouco tempo disponível. A rotina do vendedor e comprador são diferentes, o que pode atrapalhar, principalmente, as visitas. Neste caso, o corretor pode ajudar nas negociações, pois está sempre à disposição, tornando a negociação mais efetiva.

O quinto e último ponto é o valor de venda do imóvel. Uma pessoa que não é entendedora do mercado, pode tentar vender o imóvel por um preço muito acima ou abaixo do preço. Já um profissional saberá o valor justo que deve ser pago por aquele imóvel, além de elaborar uma boa estratégia de venda, evitando prejuízos ou a demora na venda.

#imovel #compra #venda #imobiliaria #corretor #redebee