Por que investir no mercado imobiliário neste momento?

todas as categorias


Em apenas seis meses, empreendimento já teve valorização de mais de 10% e atrai investidores.

Este é o momento ideal para a compra do seu imóvel. Esta é a opinião de especialistas do mercado, que enxergam na combinação de taxa Selic mais baixa da história (2,25%), acesso facilitado ao crédito e demanda reprimida dos consumidores, como um trampolim para fazer o segmento imobiliário ter uma retomada mais rápida que outros setores da economia.

“Para quem busca rentabilidade e proteção do patrimônio, o mercado imobiliário já é, há alguns anos, um refúgio seguro para investidores com perfil moderado ou conservador”, explica Marcella Ramalho, diretora da Construtora Brascon, uma das mais tradicionais empresas do mercado paraibano.

E os dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) comprovam esse pensamento. Nos últimos 10 anos, os imóveis tiveram valorização média de 9,4% ao ano, rendimento 44% maior que o proporcionado pela poupança. Considerando valorização e renda do aluguel, quem investiu em imóveis nos últimos 10 anos teve ganho de 15,3% ao ano, em média.

5 dicas importantes para investir no mercado imobiliário:

Compre na planta – Além das melhores condições no lançamento, imóveis em construção costumam ser até 40% mais em conta do que aqueles já prontos, garantindo uma boa margem de lucro futura. Com a entrega do imóvel, o aluguel pode ajudar no pagamento das prestações.

Pesquise bem a localização – Não importa qual seu objetivo, a localização é um dos fatores mais importantes na compra do imóvel. A estrutura do bairro, meios de transporte, acesso a serviços (clínicas, hospitais, comércio, supermercados, escolas/faculdades). Tudo isso traz valorização para o empreendimento.

Planeje o aluguel – Esta é uma maneira de ter uma renda duradoura e contínua ao longo dos anos. Empreendimentos em áreas desejadas por turistas trazem um outro benefício: a possibilidade de ganhos mais altos com aluguel por temporada.

Pense na liquidez – Identifique projetos que sejam sempre muito desejados. Estes são mais rápidos de vender e fazer caixa, caso isso seja necessário. Vale a pena entender como está o mercado, por meio de conversas com corretores e imobiliárias de confiança, que podem também te ajudar na venda futura do imóvel.

Fonte: G1