Prefeitura de Curitiba permite imobiliárias acessarem a 2ª via do carnê do IPTU e DAM via internet

A Prefeitura de Curitiba anunciou que as imobiliárias cadastradas junto ao Domicilio Bancário podem acessar a 2ª via do carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) via internet utilizando apenas o código do convênio. Antes dessa mudança, era preciso realizar a consulta inserindo a indicação fiscal ou a inscrição imobiliária e mais o CPF do titular que consta no cadastro na prefeitura.

Ricardo Toyofuku, diretor da Toyo Imóveis (associada da Bee), presidente da Unihab e vice-presidente do Secovi-PR afirma que “com a adoção dessa nova medida é obrigatório informar o CPF junto ao sistema da Prefeitura. Infelizmente, essa mudança trouxe muitas dificuldades para as imobiliárias, pois, os proprietários não atualizam dados pessoais junto a Prefeitura, e por não saberem qual CPF estava cadastrado, até mesmo eles estavam com dificuldades tirar a 2ª via dos documentos citados”.

“Expomos ao Julio Mazza de Souza, secretário municipal de urbanismo, as dificuldades que as imobiliárias estavam tendo para tirar a 2ª via do carnê do IPTU e da DAM, e pedimos que fosse implementado uma forma para as imobiliárias terem acesso ao IPTU e a DAM de forma rápida sem que houvessem prejuízos a segurança do sistema, pois entendíamos que da forma como estava, a arrecadação da prefeitura poderia cair”, complementa Ricardo.

Ricardo ainda relata que mesmo com adversidades foi necessário implementar esse parâmetro, porque “é uma forma de garantir a segurança dos usuários, já que hackers vinham gerando de forma continua a emissão de carnês de IPTU e de guias amarela. Isso estava gerando uma lentidão e até mesmo parando todo funcionamento do sistema da Prefeitura de Curitiba. Com o simples fato de exigir a informação do CPF, o problema foi solucionado”.