Terreno é um bom investimento para 2019?

Na hora de investir na casa própria, há quem esteja com pressa e decide comprar uma que já esteja pronta. Mas para aqueles que levam o assunto como meta em um futuro próximo, a intenção de investir em um terreno para construir o seu lar se torna uma opção tentadora.

Diante disso e com a situação econômica instável em que nos encontramos, é inevitável pensar: terreno é realmente um bom investimento?

Para quem tem a intenção de construir, investir em um terreno é sim uma boa opção, como conta o diretor comercial da Tarraf, Rodrigo Rappl. “A compra de lote para aguardar uma futura valorização através de especulação imobiliária não é mais vantajosa como já foi no passado. Mas o investimento em ‘terra’ sempre é seguro e é uma forma dos adquirentes realizarem uma forma de poupança”, explica.

Mas, apesar de atualmente ser mais vantajoso e seguro realizar esse tipo de investimento, ainda é necessário estar por dentro de tudo que envolve o negócio, analisando desde a sua situação financeira até a qualidade física do terreno e suas possíveis valorizações futuras.

Segundo Rappl, alguns pontos devem ser considerados antes de dar início na compra, como saber de quem se está comprando o terreno. Para isso, é importante pesquisar mais a fundo o histórico da pessoa ou empresa com quem realizará o negócio e estabelecer uma confiança com o mesmo. “Compre sempre um lote de empreendedores conhecidos, sólidos e respeitados no mercado, pois a garantia de finalização da obra é dada como certa”, aconselha.

Outro ponto importante frisado pelo diretor comercial é a necessidade de uma maior atenção quando a compra é feita de um terceiro. Nesse caso, se o vendedor ainda não possuir a escritura, é indispensável que você confirme na construtora se não há parcelas em aberto, débitos de IPTU e se o imóvel realmente está em nome do vendedor. Fazer contrato de gaveta também não é aconselhado, pois você corre o risco de sofrer fraudes e golpes.

Além dessa questão financeira e burocrática, para ter ainda mais satisfação com a compra, deve-se levar em consideração questões físicas da área em que será investido.“Na escolha do terreno é imprescindível saber se a área dele é compatível com o projeto almejado pelos proprietários. Além disso, a insolação (posição onde o sol nasce e se põe) e a topografia do terreno também são fatores que valorizam ou desvalorizam muito o lote”, explica a arquiteta Paula Ferro.

A arquiteta também ressalta que, um ponto pouco lembrado por quem investe em terreno em loteamento fechado, é o conhecimento das normas construtivas do mesmo. Estar ciente dessas regras é extremamente importante na hora de construir, podendo trazer sérios obstáculos caso não seja de total conhecimento do comprador. “Muitas vezes, os proprietários ficam decepcionados com os recuos e demais exigências existentes no estatuto, por isso é interessante conhece-lo antes da compra”, diz Paula.

É claro que o investimento em terrenos também possui seus prós e contras: traz bons resultados a médio e longo prazo e costumam valorizar mais do que os demais ativos do investimento. Porém, o lote não tem liquidez, logo, se o investidor precisar de dinheiro e decidir vender o terreno, dificilmente conseguirá realizar negócio com a rapidez que precisa, podendo demorar de 15 dias a 2 anos. Portanto, o mais recomendado é que esse tipo de investimento seja realizado com total certeza de sua estabilidade pessoal e financeira, para não enfrentar problemas de venda no futuro.

E para quem quer começar a investir mas ainda não sabe como começar, o recomendado é buscar o que seja mais acessível para o seu bolso. “O ideal seria começar mais na faixa popular, entre R$ 150 mil e R$ 300 mil reais. Existe uma procura maior por esse tipo de bem e se houver necessidade de financiar é mais fácil”, explica o economista Hipólito Martins.

Em casos onde há a compra do terreno com a intenção de vender depois, é importante considerar fatores como questão de acessibilidade, infraestrutura, que tipos de estabelecimentos existem na região, segurança da área, entre outros. Esses pontos são fundamentais pois influenciam diretamente na valorização do seu terreno com o passar do tempo.

Segundo o economista, uma ação que também é relevante na hora de investir é conferir o plano diretor da cidade em que o terreno se encontra. “O plano diretor é aquele que mostra para onde a cidade vai crescer nos próximos 10 ou 15 anos e evidentemente se você souber para onde a cidade vai crescer é lógico que a tendência é que se valorize mais esses locais”, explica Martins.

 

Fonte: Diário da Região / Colaboração Larissa Senigali