Tragédia em Curitiba alerta população para cuidados contra incêndios

Infelizmente, a tragédia registrada no final de semana em um imóvel no bairro Água Verde, em Curitiba, onde uma morte foi registrada e outras três pessoas ficaram gravemente feridas em um incêndio, causou além de grande comoção, também uma preocupação da população, voltada para as prevenções contra acidentes e incêndios.

Mesmo com as causas do acidente ainda sendo apuradas, a principal probabilidade é de que a explosão seguida de incêndio tenha sido causada durante a aplicação de produtos para impermeabilizar um sofá.

Cuidados essenciais – Especialmente se você mora em um condomínio, para evitar incêndios, é necessário manter em dia a documentação exigida pelo Corpo de Bombeiros, juntamente com revisões periódicas das instalações elétricas, estocagem correta de produtos inflamáveis e manutenção de geradores, além de ter equipamentos, e outros itens de segurança obrigatórios, como extintores, hidrantes, e porta corta-fogo. Porém, é bom lembrar que a responsabilidade também é dos moradores que precisam tomar as devidas precauções.

A importância do seguro contra incêndio – O seguro contra incêndio é extremamente importante para proteger bens como residências e comércios, que possam correr algum risco de incêndio, raio ou explosão. Os danos causados pelo fogo são grandes, podendo colocar a vida de muitas pessoas em perigo. Por isso, a importância deste seguro. Às vezes a tragédia não consegue ser evitada, no entanto, o trauma pode ser “menor” quando, existe a garantia de recuperação do prejuízo financeiro. Aos proprietários de imóveis locados, é importante verificar junto a sua imobiliária a efetiva contratação deste serviço. Já os inquilinos, é importante que esta taxa esteja presente nos seus pagamentos, pois isso lhe garante segurança contra possíveis prejuízos, em caso de algum sinistro.

Cuidados com os eletroeletrônicos – A tecnologia é fundamental nos dias de hoje, e por isso, na maioria das casas as tomadas estão próximas de sofás e camas, para nos sentirmos mais confortáveis. Mas preste atenção para não sobrecarregar as tomadas. Mesmo usando extensões ou benjamins, não conecte mais de três aparelhos em um único ponto de energia, pois, o risco de um curto-circuito é grande.

Velas – Pode não parecer, mas as velas continuam na lista dos itens que mais provocam incêndios em apartamentos. Ela é usada em momentos românticos, decorações, momentos de orações, em apagões, e em queda de energia que ocorrem inesperadamente. E são nessas ocasiões que qualquer deslize pode resultar numa tragédia, sendo assim, busque outras soluções como velas alimentadas por pilhas ou luzes de emergência caso haja falta de energia.

Gás – Os condomínios mais recentes estão canalizando o sistema de gás de cozinha, e de aquecedores. Porém, a queima irregular do gás está entre um dos principais problemas que podem ocorrer com os aquecedores. Pois, ele pode acabar danificando o equipamento, e assim reduz a vida útil do mesmo. Fatores como desgaste natural, e falta de higienização das peças também são importantes, porém eles só podem ser verificados por profissionais habilitados.

Extintor – Não importa se tem um extintor no corredor do seu andar, é de suma importância ter um extintor dentro de casa, assim você pode evitar uma grande tragédia. O que você faria se o fogo começar na porta do seu apartamento? Nessa situação você não conseguiria sair para sair e pegar o extintor na parte de fora. Por esse e outros motivos, você deve ter um extintor em casa, se você não usá-lo em situações de risco é excelente, mas é bom se prevenir, não é mesmo? Para finalizar esse tópico, fique atento a validade do produto e no procedimento de utilização.

Foto: Cassiano Rolim/RPC