Dicas para você alugar seu imóvel

Negócios


Quem não gostaria de começar o ano com uma renda extra, não é mesmo? Para quem tem um imóvel desocupado, a chance de ter um dinheiro a mais no final do mês pode estar garantida. Entrar para o mercado de aluguel é uma opção rentável, no entanto, exige disposição para anunciar e depois gerir o contrato com o seu inquilino.
Antes de se aventurar por este universo, a primeira coisa que você deve fazer é se preocupar em decidir quem irá administrar o imóvel, caso não tenha experiência é recomendado que procure o auxílio de uma imobiliária de confiança, que tenham um histórico seguro e que conheçam a região em que você mora. Se preferir lidar com tudo sozinho, é muito importante que, ao tocar as questões administrativas, você procure conhecer sobre seus direitos como locador e amparo na lei para não dar margem a irregularidades e dores de cabeça futuras.
A seguir falaremos alguns passos que você pode seguir para alugar sua residência.
O primeiro passo é investir numa boa aparência, falhas na apresentação ou manutenção do imóvel podem atrasar ou até mesmo cancelar negociações. Mantenha tudo em ordem, conservado e limpo, pois, a primeira impressão é a que fica.
O segundo passo está relacionado ao perfil do locatário, não há problema algum idealizar um tipo específico de inquilino, mas fique atento para não desperdiçar oportunidades, e não esqueça que seu imóvel também deve estar adequado aos inquilinos, seja família, jovens solteiros ou universitários.
O terceiro passo é saber que o anúncio é a porta de acesso do locatário a seu imóvel, então invista em anúncios, pela internet ou em classificados, seja transparente na sua divulgação. Tire fotos com boa qualidade, ambientes bem iluminados favorecem o local, além de mostra como o ambiente é de fato. O mesmo vale para o texto do anúncio. É fundamental que esteja com todas as informações corretas para que nem você e nem o cliente perca tempo agendando visitas desnecessárias.
O quarto passo é conhecer seu inquilino, aproveite as visitas para se apresentar e tire as dúvidas que forem surgindo, saiba as expectativas que a pessoa está criando com seu imóvel. Tudo que você conseguir tirar dessas conversas vão te ajudar a decidir qual tipo de garantia estabelecer fiador, seguro fiança, depósito caução ou título de capitalização.
O quinto passo é um dos mais difíceis para quem busca alugar um imóvel. Deixando de lado o valor emocional, o preço que será cobrado de aluguel tem que ser coerente tanto com o imóvel, como também com o mercado. Antes de decidir o valor pesquise, faça comparações de imóveis parecidos em seu bairro, se informe com imobiliárias. Não esqueça de considerar valores como o IPTU e condomínio, que sempre sobem. Uma dica nessa parte é rever suas necessidades. Nem sempre conseguimos chegar a um valor justo e de acordo com as qualidades do imóvel. Às vezes vale a pena baixar o valor para conseguir alugar mais rápido e não deixar o imóvel parado.
O sexto passo é ser flexível, pois, quanto mais exigente você é, mais vai demorar para encontrar um inquilino. Não tema fazer concessões. Cada locatário é diferente do outro, tendo necessidades e personalidades diferentes. É preciso estar aberto a negociações, seja da garantia, dos prazos ou até mesmo da multa. Por meio de uma boa negociação, você pode ratear custos ou descontar valores já combinados em benefício do imóvel, alterar a data do recebimento do aluguel e também alterar os contratos da melhor forma para ambas as partes.
O sétimo e último passo é a tão esperada assinatura de contrato. A regra é clara: toda e qualquer negociação deve estar documentada e assinada. Para que você tenha certeza de que seu contrato está correto, confira se nele contém: preço do aluguel, tempo de vigência do contrato, garantia e penalidades em caso de conflitos ou inadimplência, incluindo rescisão.
Mas não esqueça de que apesar de o dinheiro estar entrando, a manutenção do imóvel é contínua e não pode de jeito nenhum ser desvalorizada. Apenas assim seu imóvel estará sempre em perfeitas condições de uso para o próximo morador.